domingo, 24 de julho de 2005

Devaneios com Egon*



Ele me olha e avisa que vai me pintar. Os olhos, febris, analisam os meus ossos. Eu anuncio que minha carne se lê com as mãos, e sorrio. Penso em Egon, que ele, claro, não conhece. Morrerá aos vinte e oito anos?


Quero lhe falar sobre Schiele, e me cubro, já assumindo ares didáticos. Desnuda! Ele me ordena, e se assusta. Desnuda? Seja. Emudeço.


Ele abre as janelas e ajoelha-se ao lado da cama, misturando cores. As mãos, tintas de azuis e vermelhos, se mudam para o meu corpo. Na tela de nácar se nomeia o meu silêncio: caminhos-dentro que não percorri.


Suas mãos nomearão o que se abriga em minhas entranhas?  Meu corpo tocado tocante tocata vai se cumprindo a cada pincelada desferida por seus dedos. Egon, eu te batizo. Ele me enterra as unhas nas coxas.


Foi assim que eu descobri que ele me possuía. A mim, que desejei metabolizá-lo como a coisa viva que era; fazê-lo meu semelhante, coisa de carne e sangue da qual eu podia me apropriar. Ah, que longa a jornada antes desse lúcido momento! De repente percebo que, sim, estará morto aos vinte e oito anos. 


Sandra B.


*divagação ficcional em torno do artista Egon Schiele, um dos mais inquietantes expressionistas.


* imagem: "Embrace Lovers"

10 comentários:

Jose Liborio disse...

Pode parecer um exagero da minha parte mas li esse texto, e muitos outros, de "queixo caído". É aquela sensação de que não se poderia extrair mais significados dos que você extraiu dessa pintura, algo que é forte e profundo pela percepção desse novo sentido.
Dizer parabéns é pouco. Para mim , é um desafio em sempre ter a sensibilidade de "ler" o mundo com menos obveidade e mais profundidade. Beijos!!!!

Géh Hellmann disse...

sen-ti,re-li,a-mei....lindo devaneio.... com sabor de que-ro-mais....

Sandra Baldessin disse...

obrigada, querido, é bom comunicar emoções.
beso

Sandra Baldessin disse...

Obrigada, Géh, pela visita e pelo carinho.

Ana Vivas disse...

Sandrinha,
lindo texto, linda foto, e que ilnda sua página esta,
beijosmil
fica bem,
ana vivas

Adair CJ. disse...

Belo texto, Sandra.
E belíssima homenagem.

beijo

Sandra Baldessin disse...

gracías, Ana.
besito

Sandra Baldessin disse...

obrigada, poeta, fico feliz com seu comentário.

Eliana Mora disse...

gosto dessas "conversas" com artistas que amamos; engraçado, traços dele lembram-me Munch dos inícios...o texto é bom de ler e sensual. Uma coisa de fantasia, embora muito 'corpórea".
Bem bonito, San
besos da El

Sandra Baldessin disse...

obrigada, seus comentários são sempre enriquecedores.
besito, amiga