segunda-feira, 6 de setembro de 2004

Perdas e Ganhos

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: Nonfiction
Author:Lya Luft
Relutei, antes de comprar o livro. Tantos comentários ouvidos, a maioria positivos, outros, bastante depreciativos. Confesso que tive medo que o meu “ídolo literário” me mostrasse os seus pés de barro, afinal, tínhamos uma longa convivência, que começou em 1980, com o romance “As parceiras” e atingiu o seu ápice em 1996, com o inesquecível e muitas vezes relido “Rio do meio”.
Que me perdoem os que nunca desfrutaram as delícias da paixão pela leitura, aqueles que nunca leram um texto cativante de um fôlego só, para depois “economizar”, quase no final, assaltado pela consciência de que o autor levaria pelo menos mais um ou dois anos para nos satisfazer com outra de suas histórias, mas, o meu temor era dos mais legítimos.
Enfim, comprei o livro. Foi direto para a cabeceira da cama, lugar cativo de todas as obras de Lya Luft, há mais de duas décadas. Não iniciei a leitura de imediato. Pensei no e-mail recebido da amiga Sylvia Tresca: “finalmente a sua querida Lya escreveu alguma coisa que a maioria dos mortais entende.” Estaria nascendo uma “Lya light”? “Mar de Dentro”, publicado em 2002, já se revelara uma escrita mais leve, como não poderia deixar de ser um livro de resgate das lembranças da infância, mas com o vigor do seu traço literário predominante que aparece, por exemplo, na pergunta: “A imaginação sem restrições seria uma viagem sem volta? Ninguém – nem eu mesma – me encontraria nunca mais.”
Comecei a leitura de “Perdas e Ganhos”, que ocupa há vários meses o topo da lista dos livros mais vendidos no país, pelo último capítulo: “Eu quis escrever um livro pequeno e prático sobre a permanente reinvenção de nós mesmos.” Não encontrei, é fato, a fala profunda da grande ficcionista. Em compensação, encontrei uma mulher serena, buscando transmitir sua serenidade conquistada a tantas outras mulheres. Talvez, até com alguns dos psicologismos ou fórmulas de auto-ajuda de que a acusaram alguns críticos. Uma Lya reinventada, que se atreve a nos dar conselhos, não do alto de seu triunfo literário, mas como o sujeito indeterminado que somos todos, nos mirando os olhos, uma “Secreta Mirada” que, mais uma vez, faz dos leitores os seus cúmplices.
Se a Literatura, enquanto conceito e teoria, perdeu alguma coisa, há que se considerar a relação risco-benefício: essa nova legião de leitores conquistados ganhou muito. Sobretudo, ouvidos para ouvir uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.
Entre perdas asseguradas e ganhos possíveis, Lya Luft, acredito, conseguiu o que se propôs com esse texto: “Vem refletir comigo, vem me ajudar a indagar.”

Sandra R.S. Baldessin

Um comentário:

ArQuImImO NoVaEs disse...

Concordo com voc�. O grande problema do livro � ter sido inclu�do na se��o de "auto-ajuda" das livrarias. A Lya � �tima, e consegue ser a mulher verdadeira de sempre, at� em seus escritos sem inten��es n�o-ficcionais.
Acho mesmo que em "Perdas e ganhos" temos a mesma Lya de 'Mar de dentro". Mais exposta que nunca!
Um abra�o.