sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Amor L�quido - Sobre a fragilidade dos la�os humanos

Rating:★★★★★
Category:Books
Genre: Nonfiction
Author:Zygmunt Bauman
Minha paixão pelo texto de Bauman dura alguns anos e vem se fortalecendo a cada novo livro publicado por esse instigante intelectual polonês. Zigmunt Bauman é reconhecido como um dos mais prestigiados estudiosos do mundo pós-moderno, sendo considerado um especialista na análise do cotidiano.
Seu mais recente livro – Amor Líquido – mais uma vez revela-nos o seu olhar agudo focado nos relacionamentos estabelecidos na “Modernidade Líquida”, título de outra de suas obras. Em Amor Líquido, Bauman constata a fragilidade dos laços afetivos e investiga a flexibilização das relações humanas e o quanto essa flexibilização têm contribuído para gerar níveis cada vez mais insuportáveis de insegurança.
A paisagem humana que Bauman esboça em Amor Líquido é dolorosa, e seu olhar sobre as “experiências amorosas” vivenciadas pelos sujeitos pós-modernos é bastante crítico, como fica claro na observação: “Em vez de haver mais pessoas atingindo mais vezes os elevados padrões do amor, esses padrões foram baixados”. Bauman constata o “desaprendizado do amor” e avalia as suas graves conseqüências que ultrapassam o plano das relações amorosas e familiares para atingir a sociedade, o lócus urbano, impossibilitando que aprendamos a ser verdadeiramente humanos. Bauman ensina que o preceito do amor ao próximo é o ato fundador da humanidade: “a sobrevivência de um ser humano se torna a sobrevivência da humanidade no humano”.
O longo processo de desaprendizado do amor, em nossa líquida sociedade, relaciona-se à vivência e formas de relacionar-se que obedecem aos princípios do consumismo, que se “caracteriza não por acumular bens”, e, sim, por “usá-los e descartá-los”, freneticamente. O homo consumens vê o seu próximo como um objeto de consumo, inclusive os seus próprios filhos, transformados em “objetos de consumo emocional”, nos quais investem tempo e recursos, e cujo valor é determinado pelo custo do investimento, já que “os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida.”
Amor Líquido nos apresenta um cenário aterrador ao relatar os perigos que ameaçam o convívio humano, mas, não se converte em uma obra sombria, antes, faz um “alerta revigorante”, lembrando que “em nenhuma outra época a intensa busca por uma humanidade comum, assim como a prática que segue tal pressuposto , foi tão urgente e imperativa como agora”.
Espero que essa resenha aguce o apetite dos leitores. Conhecer Ziygmunt Bauman é uma aventura das mais emocionantes.

2 comentários:

Luciene Costa de Castro disse...

Apesar de algumas discordâncias em questões pontuais, aqui e ali, tenho prazer na leitura do Bauman desde que conheci seus livros na faculdade. Já soube do último lançamento dele? É Identidade. Já li algumas entrevistas sobre este livro por aí; parece bem interessante.

Aliás, hoje é dia de entrevista com o Bauman, no Milênio da Globonews. Pena que são apenas 30 minutos, mas vale a pena, se você for assinante do canal.

Sandra Baldessin disse...

Oi Clara, esta resenha é antiga e aprsenta os defeitos que ocorreram no mult, porque eu acabei não arrumando. Eu gosto muito do Bauman.
besito