domingo, 10 de outubro de 2004

Cúmplices da flor


Eu não sou moderna. Sou arcaica. Pertenço à época em que o corpo falava e sabiam ouvi-lo. Você, sublime exemplar da racionalidade, não respeita quem, como eu, sabe com as entranhas e recorda com as próprias vísceras. Eu me permito sensações porque não planejo derrotar o corpo. Só quero ceder-lhe o espaço que exige. Você não pode me quantificar, sentimentos não são tributáveis. Por que lhe incomoda tanto que eu sinta?
Sou sazonal, guiada pelos movimentos do Sol e da Lua, e, quando você me olha, estou expandida em estrelas. E você não pode contá-las, que dirá ouvi-las! Eu floresço na estação certa e você não percebe que sou a única primavera que lhe resta?
Sou primitiva e por isso vital. Você, não! O seu credo pessoal resume-se à dicotomia cartesiana, mas, enquanto falo, vou inoculando o meu veneno, talvez haja esperança! Sou artesã, jamais operária, não posso permitir que um relógio me domine, que uma teoria qualquer me defina. Nunca! Acontece que eu tenho instintos e você só tem conceitos. Só aceita as mágicas da ciência e da tecnologia, eu não!
Eu creio nas minhas células e nos meus órgãos, no poder das minhas mãos, na antiga magia da minha pele... Eu sou desse planeta, o alienígena é você. Sou toda feita de água e terra, plena de plantas e bichos, meus olhos extravasam luar e da minha boca brotam jardins. Sou líquida e profunda como a noite e leio o temor que você tem das minhas trevas.
Eu fui entretecida no útero de uma mulher e não me esqueço dessa mágica; uma mulher me contou histórias de outras mulheres que sangravam como eu, lunares, arcaicas, eternas... O meu feitiço é mais poderoso que a sua lógica! Sou toda feita de incertezas, presságios e arestas, os meus rios não são navegáveis. Sou o abismo que lhe espera e a metade que não lhe falta, mas, ainda assim, lhe completa. Se você me amar, eu lhe prometo o inferno!

Sandra Regina S. Baldessin


* fragmento da novela inédita "Cúmplices da flor"
** imagem captada em: www.thesacredfeminine.com/divineunion.html

4 comentários:

Tatyane Reis disse...

Muito legal isso. Seu site � bem interessante; adorei ler diversos textos que est�o aqui. Parab�ns!

. . . disse...

E como � bom esse mundo de "chamas"....

Bjs

Sandra Baldessin disse...

Obrigada Tati, sinta-se em casa.
beijins

Sandra Baldessin disse...

F�bio escreveu: e como � bom esse mundo de "chamas"....
Bjs

Sem d�vida, eu tenho horror a lugares frios...rs
beso