sábado, 11 de junho de 2005

Memórias de mis putas tristes

Rating:★★★★★
Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Gabriel Garcia Márquez
As putas tristes de Gabriel

A tradução da novela de Gabriel Garcia Márquez – Memórias de mis putas tristes - será lançada no Brasil, pela Record, neste mês de junho, e já é um best seller. Mesmo a edição original, em espanhol, bateu recordes de venda nas livrarias brasileiras e é preciso lembrar que ler Garcia Márquez em seu próprio idioma consiste em prazer dobrado.
Há mais de dez anos o escritor colombiano não publicava uma novela, inclusive, cogitou-se que a obra seria memorialista, porém, mais uma vez Gabriel Garcia Márquez revela a maestria de seu estilo narrativo, que praticamente reinventou a literatura colombiana, nos brindando com uma história que cativa nosso imaginário e captura os nossos sentidos, tanto quanto os inesquecíveis “Cem anos de Solidão” e “Ninguém escreve ao coronel” – obras-primas da Literatura.
“Memória de mis putas tristes” narra a história de um homem de noventa anos que recorda os seus dias mais gloriosos, no auge de sua exuberância sexual. A personagem, um homem apaixonado por leitura e música, é periodista do “Diário de La Paz” e resolve encerrar sua entrega aos prazeres carnais festejando seu aniversário de 90 anos de uma forma insólita: através de uma nova experiência amorosa: “Nesse ano, em que completo noventa anos, desejo presentear-me com uma noite de amor desenfreado com uma adolescente virgem” *
Ao se dar esse presente, um corpo feminino cuja beleza não atingiu a maturidade, ao apropriar-se da pureza desse corpo, ele estaria oferecendo uma espécie de troféu à própria masculinidade. Assim, num bordel barato do caribe colombiano ele conhece Delgadina, menina de catorze anos que está se iniciando na profissão.
Entre os dois vão se criando laços e, noite após noite, o periodista nonagenário visita o bordel, onde passa suas madrugadas velando o sono da menina, cantando e contando a ela histórias como “O Pequeno Príncipe” e “As mil e uma noites”.
Gabriel Garcia Márquez cria uma atmosfera de ternura e desejo mesclados à desesperança da velhice e é impossível não relembrar os cenários descritos pelo escritor japonês Yasunari Kawabata no belíssimo romance “ A Casa das belas adormecidas”, livro que também lança um olhar literário sobre a sexualidade dos anciãos.
A exaltação amorosa que vive com Delgadina começa a se traduzir nos artigos que publica semanalmente, transformando-os em pungentes cartas de amor que começam a ser lidas na rádio local.
A narrativa tem momentos de grande intensidade poética: “Sempre acreditara que morrer de amor não fosse mais do que uma licença poética. Porém, aquela tarde, regressando à sua casa, onde não o esperavam nem o gato e nem a menina, comprovou que não apenas era possível morrer de amor, mas que ele mesmo, velho e sem ninguém, estava morrendo de amor.” **
A leitura de “Memória de mis putas tristes” traz de volta as personagens apaixonantes do escritor, a sua escritura vigorosa, que demonstra o tratamento cuidadoso que o autor dá à expressão narrativa, usando-a como instrumento de sedução do leitor.


Sandra B.

*traduzido por mim
** idem

7 comentários:

Livia Santana disse...

Fiquei morrendo de vontade, ótima indicação, Sandra!!!!

Vou procurar certamente...e ver se ganho de presente do dia dos namorados atrasado...rs ;-)

Beijos!

Sandra Baldessin disse...

vc vai adorar, tenho certeza...

AluiZio Derizans disse...

Minha namorada já me deu o meu presente. mas, amanhã se conseguir entrar em um shopping vou comprar para ler

Sandra Baldessin disse...

ah, compra sim, é apaixonante.
Eu tb ganhei um livro de presente: "Corpos misturados - filosofia dos cinco sentidos" do filósofo Michel Serres, faz tempo que eu estava querendo.
besitos

Eliana Mora disse...

Traduzindo Lorca!!!!!
Quanto aos detalhes, só vendo - falar dele é danado.
Lorca é uma figura única.

besos da El

AluiZio Derizans disse...

Faz isso comigo , não, Sandra!!!

Com este título e eu perdendo neurônios sem conseguir repor na mesma proporção, vou quer a mufa logo, logo!!!


rsrsrsrs

Sandra Baldessin disse...

ah, meu poeta das imagens, você é um danadinho...rsrs
só por causa disso vai ganhar um monte de besitos...rsrs