domingo, 19 de junho de 2005

Divina Nélida

Rating:★★★★★
Category:Other
Nélida Piñon é uma das escritoras de língua portuguesa que mais me cativa. Li toda sua obra e considero que a qualidade do seu texto só fez melhorar ao longo dos anos. Nélida, que foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, acaba de receber um importante prêmio literário, como lemos na reportagem de Anelise Infante, diretamente de Madri:

A escritora Nélida Piñon foi anunciada vencedora nesta quarta-feira do Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras. Superando outras 30 candidaturas de 31 países, a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras passa a ser também a primeira representante da língua portuguesa a ganhar essa condecoração.
O prêmio será entregue em outubro pelo príncipe Felipe de Bourbón, herdeiro do trono espanhol, numa cerimônia especial de 25 anos da Fundação Príncipe
de Astúrias.
Na celebração, a Unesco vai declarar a premiação como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Grupo seleto

A escritora carioca de 68 anos entra para o seleto grupo de vencedores ao lado de Günter Grass, Arthur Miller, Susan Sontag e Mario Vargas Llosa.
Ela receberá um cheque de 50 mil euros (aproximadamente R$ 150 mil) e uma
escultura do artista plástico espanhol Joan Miró.
O júri composto por 20 intelectuais espanhóis definiu a obra de Nélida Piñon como um "trabalho destacado em defesa dos direitos humanos e principalmente dos direitos das mulheres" e também como a escritora "mais importante da sua geração".

Um brinde a Nélida.








8 comentários:

AluiZio Derizans disse...

Homenagem nada mais justa à escritora e à mulher.

Sandra Baldessin disse...

é verdade, Aluízio. Ela merece.

Adair CJ. disse...

Ela merece !

Sandra Baldessin disse...

sim, merece muito.

Walter Sotomayor disse...

Salud!
acho que vou encarar a república dos sonhos,

Sandra Baldessin disse...

ah, que maravilha, encara sim; eu gosto muito do livro de contos: O calor das coisas, ela tem momentos ótimos nos contos desse livro.

Juliana Dias disse...

Um brinde!

Sandra Baldessin disse...

timtim!