domingo, 5 de dezembro de 2004

Concerto de Contrabaixos

Rating:★★★★★
Category:Music
Genre: Other
Artist:Sexteto Tropical
Meu amigo Jaime tem uma coluna diária no Jornal Cidade, aliás, ele deveria entrar para o Livro dos Recordes - uma crônica por dia durante mais de 14 anos, o cara é fera. O nome da coluna é TOQUE RÁPIDO e partilho com vocês a crônica de hoje, sobre um concerto que assistimos juntos na última sexta-feira.

Sexteto de Contrabaixos

Seis músicos em cena com seis contrabaixos. Nada mais inusitado.O contrabaixo é um instrumento que o corpo toca e que também toca o corpo como num abraço. Abraço musical. O corpo gigante do contrabaixo e o corpo musical do contrabaixista.

Tivemos sexta-feira, no Ginástico, durante o 26º Concerto do Advento, a oportunidade raríssima de assistir a um concerto de contrabaixos.

É claro que um acontecimento desses é mais do que musical. Porque o contrabaixo, pelo seu tamanho avantajado, propõe uma dança, uma performance, uma teatralidade que vai além de um tocar tradicional. E isso se torna possível quando não se está em uma orquestra sinfônica, em que o contrabaixo é mais um em cena.

Seis contrabaixos e seis contrabaixistas, todos exímios músicos, proporcionam um espetáculo sonoro extraordinário. No começo, os contrabaixos parecem tímidos, discretos, não soltam a sua voz de dentro de suas cordas vocais-musicais. De repente, eles nos tomam por completo. E aí entramos no clima um tanto surreal de seis contrabaixistas e seis contrabaixos dialogando com o nosso prazer sensorial, de ver, de ouvir, de perceber algo de desconcertante nos tirando da mesmice e nos colocando em um espaço muito especial, o mundo dos contrabaixos, aí já não há mais resistência nenhuma.

O francês Tibo Delor, radicado no Brasil já há vários anos, formou em 2002 a Orquestra de Contrabaixos Tropical, que é o sexteto, e a partir daí, seis músicos

experientes, que conhecem profundamente a sonoridade de diversos instrumentos, fizeram imersão total nos contrabaixos, e conseguiram revelar para a nossa platéia e as demais que o contrabaixo é um instrumento mais rico em timbres e sonoridades do que poderíamos imaginar.

É possível extrair do contrabaixo os sons mais inesperados. E os músicos: Tibo, Beto Vianna, a quem já conheço há bastante tempo, Zé Alexandre Carvalho, Clóvis Camargo, Gustavo D`Ippólito e Neimar Dias, com humor, expressões de cômicos e de mímicos, nos levaram pelos mais diversos meandros da música e dos sons, no espetáculo “A Nota Filosofal”.

Em “Motos”, eles transformam os seus instrumentos em motocicletas, e viajam nelas, e os contrabaixos emitem ruídos de motor e de buzinas, numa disputa sonora incrível.

“Casa Forte”, de Edu Lobo, em arranjo de Beto Vianna, é um dos momentos mais expressivos do espetáculo, que teve muitos outros momentos vibrantes.

Eu estava totalmente imerso naquele mar de contrabaixos, quando a Sandra, ao meu lado, me despertou: -Olha aquela mulher de bobes. “Uma montanha de bobes”, segundo uma garota que também estava ali perto.

Perfeito. Num concerto de contrabaixos, nada mais normal do que uma mulher com muitos bobes na cabeça. Você acha normal um concerto de contrabaixos? A quantos você já foi até hoje?
Imperdível.

____________________________________________
Jaime Leitão é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

Nenhum comentário: