segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Balanço de leitura

 

No início de um novo ano é comum ouvirmos o termo “balanço”, referente às análises sobre o desempenho financeiro das empresas e do comércio. A idéia desse artigo se desencadeou exatamente por conta da palavra balanço que, para mim, evoca os poemas do livro de Drummond: “Cadeira de Balanço”. Assim, oscilando entre o poético e o analítico, resolvi fazer um “balanço” das leituras realizadas em 2007.

 

Não tenho dúvidas em afirmar que, o melhor saldo de 2007 foi a descoberta da poesia de Nauro Machado, poeta vigoroso cuja obra merece ser mais divulgada por esses brasis. De Nauro, destaco o poema A Rocha e a Rosca, considerado por Ricardo Leão, teórico da literatura, como o “discurso épico do ser”. Eis um fragmento: “Na eternidade eu me duro:/me aniversario presente,/ para sempre a sós, no escuro,/ de mim próprio a semente,/ sem passado e sem futuro,/ para sempre, por ausente.”

 

Cito, dentre os melhores, o livro da amiga portuguesa Amélia Pinto Pais: “Fernando Pessoa: o menino de sua mãe”, ainda inédito no Brasil. Livro que revela a constância do amor da leitora por seu poeta do coração e seu desejo de ampliar os horizontes desse amor, transmitindo-o às crianças e adolescentes. Uma obra de rara delicadeza, na qual a autora assume a voz do poeta infante e conta sua história. Do livro de Amélia destaco o trecho final da carta endereçada ao poeta: “Está aqui, entre seus amigos, unidos pela língua que foi sua pátria, amigos seus que tantas alegrias lhe devem – e que lhe querem muito bem -, agradecendo-lhe por ter existido e se ter outrado, múltiplo e plural como o universo!”

 

Já no final de 2007, o Gil Uryn, amigo querido, presenteou-me com “A alma imoral”, do rabino Nilton Bonder. Prosa instigante que ressignifica os conceitos de corpo e alma, enquanto discute a temática da traição. Espero que o excerto “abra o apetite” pela leitura: “Resta uma pergunta: se aquilo que é intrinsecamente correto pode assumir o status de um equívoco, seria possível imaginar situações sociais em que o intrinsecamente equivocado pudesse ser levado à condição de acerto?” Vale procurar a resposta no livro.

 

Duas releituras estão inclusas neste balancete: “O cavaleiro inexistente”, de Ítalo Calvino, e ”Secreta Mirada”, de Lya Luft.

A novela de Calvino é indispensável para os apreciadores da narrativa surreal. A releitura conduziu-me a entender melhor o quanto é viável existirmos pelas palavras, à margem da expressão corporal (vide o sucesso do chamado sexo virtual!). Atenção para o fragmento, que retrata o próprio ato da escrita: “Começa-se a escrever com gana, porém há um momento em que a pena não risca nada além de tinta poeirenta, e não escorre num uma gota de vida, e a vida está toda fora ... fora de você...e lhe parece que nunca mais poderá refugiar-se na página que escreve, abrir um outro mundo...”

 

 “Secreta Mirada”, por sua vez, resgata em mim o amor por Lya Luft, recordando-me que ela já foi bem maior do que seus últimos livros, desviantes, no contexto de usa obra literária. Ou, quem sabe, trata-se apenas do velho sentimento de sentir-se traída. A beleza desses versos redime qualquer mágoa: “talvez haja um amor me inventando,/ mas tão vago, nem roça/ as beiras da minha praia, concha breve/ e encolhida, não vou desenrolar/ o meu abraço. Quando achei que era tempo, não era:/ talvez este ondular entre meus ramos/ venha de alguma alheia primavera.”

 

Resultado do balanço: a leitura me embala, no aconchego das suas misteriosas engrenagens.

 

Sandra Baldessin

 

Imagem: La Lecture, de Pablo Picasso. Escaneado da Revista Mente e Cérebro, dez. 2006.

18 comentários:

Adair CJ disse...

legal Sandra.
Interessou-me muito o Nauro Machado.

bj

Rubens Hardt disse...

Confesso que ando lendo pouco (ou melhor, nada) de literatura não científica.... Meu balanço em 2007 foi nulo! Mas prometo mudar em 2008.
Beijo.

sandra vacchi disse...

Sinceramente balançou minha consciência! Achei super legal as dicas dos livros!
O que mais gostei em 2007 foram as poesias de Adélia Prado! Me senti vivendo o que ela falava!
Beijos

amélia pais disse...

Obrigada, amiga!

Sandra Baldessin disse...

Então, poeta, trata-se de um poeta maranhense, realmente digno de menção e de leitura. Eu conheci a obra de Nauro através desse professor da Unicamp que cito no artigo e quedei-me apaixonada. Vou ver se repasso mais informações por email, assim você pode procurar os livros. Particularmente, eu recomendo esses: "A rocha e a rosca" e "Pão maligno com miolo de rosas", para iniciar a leitura.
Besitos

Sandra Baldessin disse...

É eu sei que vc está para defender seu doutorado, tem que ralar muito em cima de leituras científicas... Talvez você pudesse começar 2008 com "O cavaleiro inexistente" (caso ainda não tenha lido), aposto que vai adorar. Se quiser eu empresto, me liga quando estiver em Rio Claro. Ainda tem meu número, não? Aliás, eu preciso devolver a cópia impressa da sua dissertação, que eu já li.
Besitos

Sandra Baldessin disse...

Oi Sandra, fico feliz por lembrar que vc se interessou por Adélia através das oficinas de formação de leitores. É uma grande alegria, mesmo.
Besitos

Sandra Baldessin disse...

É verdade Amélia, seu livro é uma declaração de amor à língua e a um de seus maiores poetas.
Besitos, amiga.

AluiZio Derizans disse...

Uma confissão: este final de ano só li um, 1808 - vale a penas!

Adair CJ disse...

obrigado,

Sandra Baldessin disse...

Esse eu não conheço. Vou ver se encontro mais informações.
besitos

Jose Benedito Vizioli Liborio disse...

Adorei esse balanço... O meu ano de 2007 foi bastante interessante mas preponderantemente no viés da redescoberta e da releitura: Anais Nïn, por exemplo, alguém que admiro mais a cada livro que leio.
Beijos!

Sandra Baldessin disse...

Releitura é sempre bom: reencontro com velhos amigos, mas com um diferencial: nós mudamos, o livro muda.
besitos

Adriana Costa disse...

Oi Sandra
Muito interessante este balanço! Anotei as obras para, se possível, ler durante este ano. Uma pena o livro de Amélia Pinto Pais ainda não ter sido lançado no Brasil. Dos livros citados eu li o doce "Secreta Mirada" de Lya Luft também no ano passado, além de "Perdas & Ganhos". Valeu!
Bjs @>--

amélia pais disse...

O meu editor está desde outubro a negociar com uma das grandes editoras brasileiras-mas, por enquanto, as negociações estão por concluir...essa editora mostrou-se interessada na Feira do Livro de Frankfurt...

Sandra Baldessin disse...

Obrigada pela visita, Adriana. A Amélia já respoindeu, talvez o livro sejka lançado no Brasil ainda este ano. Pelo menos é o que desejamos, não?
Besitos às amigas.

Maria figueiredo disse...

Fiquei tocada pelo comentário que escreveu a propósito de algumas das obras de Mia Couto, escritor que conheço e que muito aprecio. Cheguei ao seu blog por mero acaso...(ou talvez não) numa das muitas viagens que faço pela net, à descoberta de poemas e de poetas... Sou uma coleccionadora de poemas da grande "pátria" que é a lusofonia e gosto de os partilhar, muitas vezes ao som da música.
Convido-a a ouvir, no meu blog, algumas das selecções que fiz.
Quanto a Amélia Pinto Pais, permita-me a ousadia de meter "uma colherada" na conversa, os seus livros são instrumentos valiosos para o estudo de Camões e Pessoa nas escolas portuguesas...
Saudações poéticas!
Maria

amélia pais disse...

Creio que a Maria deve conhecer-me pessoalmente - visto falar do meu sentido de humor...será assim? Obrigada, entretanto, pela simpática e generosa referência feita.
Já agora: tenho um outro blogue, caso não conheça:ao longe os barcos de flores -_ barcosflores.blogspot.com