quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Encontro com Flô

Rating:★★★★★
Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Laura Escudero
Encontro com Flô (Edições SM, 2006), livro infanto-juvenil escrito pela professora e psicóloga argentina Laura Escudero conta uma história deliciosa, elaborada com carinho e cuidado pela linguagem. Mas sua importância extrapola o campo literário, pois traz para o universo da adolescência um dos temas mais importantes da atualidade: a convivência com familiares vítimas do Mal de Alzheimer.
Julieta, uma adolescente de 13 anos, vive com seus pais e o irmão mais novo num pequeno apartamento. De repente, o mundo de Julieta fica de pernas para o ar: a avó Flora, doente de Alzheimer, precisa vir morar com sua família, pois a Tia Raquel, que sempre cuidara da avó, está enferma e não poderá fazê-lo por um tempo.
A mãe pede que Julieta tenha paciência, pois a Vó Flora precisa ficar em seu quarto, já que não há acomodações suficientes na casa. A princípio, a menina se angustia com a possibilidade de ter o seu refúgio invadido por uma quase estranha, que sequer se lembra direito o nome da neta, pois passa a chamá-la de Anita, o nome da irmã que prevalece em sua memória deteriorada.
O livro, além de sua beleza literária, enfoca um dos mais graves problemas enfrentados por muitas famílias na vida real. Portanto a ficção, nesse caso, cumpre um papel fundamental ao abordar temas como as relações familiares em face de um conflito não tão raro, já que no Brasil existem mais de 500 mil pessoas com essa doença.
Acredito que o ponto chave da novela se encontra no resgate da memória autobiográfica, que se desenha à medida que a menina Julieta passa a se interessar pelas histórias da família evocadas pela presença da avó Flora, Flô, como a chamavam quando criança.
O elo de contato entre Julieta e sua avó são as cartas escritas por vó Flô para a irmã, Anita, que nunca foram postadas. Atendendo ao pedido da doente, Julieta começa a lê-las em voz alta, e Vó Flora a identifica com Anita. A partir dessa identificação, Flora reaviva a chama das lembranças de infância, o que permite manter sua identidade.
Assim, se estabelece entre as duas uma relação criativa, terapêutica, de intensa troca afetiva, que influencia grandemente na qualidade de vida da avó, ao mesmo tempo em que amplia a percepção de mundo da garota.
O livro possui uma delicadeza que define como deveria ser o cuidado com os pacientes de Alzheimer, além de mostrar a necessidade de construir pontes sólidas para o encontro das gerações.
Julieta, transformada em cuidadora, através de suas narrativas convoca Vó Flora ao presente, enquanto a presença da avó conduz a menina numa visita ao passado, que influenciará definitivamente o seu futuro.

Sandra B.



3 comentários:

Jose Benedito Vizioli Liborio disse...

Fantástico, Sandra! Colocarei esse livro na minha lista para tê-lo em minha biblioteca. Um tema necessário, ou melhor, imprescindível!
Beijos!

Adair CJ. disse...

bom vc por aqui Sandra.

gde beijo

Sandra Baldessin disse...

Zé e Adair, obrigada pela leitura.
besitos aos dois.