sábado, 11 de março de 2006

Mulheres que correm com os lobos

Rating:★★★★★
Category:Books
Genre: Nonfiction
Author:Clarissa Pinkola Estés
Mulheres que correm com os lobos, livro da psiquiatra Clarissa Pinkola Estés, é considerada como uma das obras mais aprofundadas e revolucionárias no que se refere ao universo e imaginário feminino, que se publicou nos últimos cinqüenta anos.
O ensaio é revolucionário e provocativo, pois questiona de forma incisiva o protótipo da mulher moderna, que compete ombro a ombro com o homem, desconsiderando o seu diferencial feminino.
Em nenhum momento, a autora desacredita o potencial das mulheres para ocupar posições de destaque na cena pública, apenas, nos conduz a uma reflexão sobre algumas coisas que foram abandonadas, como as nossas raízes mais interiores, a intuição e a criatividade, e trocadas por moedas de menor valor.
O livro traz contos da tradição oral latina e européia, e, através deles, Clarissa Estés analisa paradigmas da conduta e do comportamento feminino. A mulher que corre com os lobos, também chamada “Mulher Selvagem” ou “Aquela que sabe”, é a mulher que não se envergonha de respeitar os seus ciclos de vida, o seu lado mais primitivo, a sua espiritualidade. Uma mulher que enfrenta seus próprios medos e sobrevive às suas próprias fantasias infantis acerca dos relacionamentos, da maternidade, etc.
A autora compara essa mulher aos lobos, pois, como eles, são detentoras de uma aguda percepção, de um espírito lúdico e de enorme capacidade de afeto. As histórias narradas ao longo do livro permitem a construção de uma sólida ponte entre o cognitivo (intelecto) e o afetivo (emoções), que, juntos, compõem a base da nossa personalidade.
As narrativas também são um testemunho contra as imposições da mídia (do mercado?) no que concerne ao padrão de beleza imposto às mulheres, confirmando que, muitas vezes, já não sabemos como ser livres, já que nossa suposta liberdade (a duras penas conquistada) é definida por regras arbitrárias e políticas, que não guardam relação alguma com a nossa natureza, antes, são determinadas culturalmente.
Apesar do título, ouso dizer que não é um livro direcionado exclusivamente ao público feminino, mas a todos os seres que buscam uma vivência na qual o gozo de estar vivo seja uma conquista diária.


Sandra B.

imagem: capa da edição chilena.





9 comentários:

clarice lerman disse...

adoro pinkola estes..
o jardineiro que tinha fé
é um dos meus fave..
beijs

Sandra Baldessin disse...

oi Clarice, obrigada pela visita ao meu sítio; eu tb gosto muito desse conto, mas o meu preferido é Mulher Esqueleto.
besito.

Eliana Mora disse...

pelo que explicas, interessante. [começam-se a "re-torcer" distorções...].
Bjos.

Lila Rouge disse...

Sandra, eu tenho esse livro e já li tb. É excelente !!! Boa lembrança !
Bjs
Lila

Sandra Baldessin disse...

obrigada pela leitura, El e Lila. O livro é bom mesmo.
besitos.

AluiZio Derizans disse...

Uma loba deve ser o sonho de todo o romantico.

Acho que conheci pelo menos duas.

Casei com ambas!!!!!!

Sandra Baldessin disse...

que sortudo! aposto que elas comeram o seu coração e vc foi muito feliz...
besito, iZo.

Ana Lucia Candido disse...

Maravilhoso!!!
Dica : Para ler com coragem e respirar bem fundo, a queda pode ser vertiginosa.

Débora de Souza Marinacci disse...

Eu li em 2010 e amei! Sempre retomo alguns trechos. É essencial.