domingo, 3 de abril de 2005

Mostra Multidisciplinar - Corpo

Rating:★★★★★
Category:Other
O Itaú Cultural está apresentando o evento multidisciplinar Corpo, incluindo o trabalho de 80 artistas brasileiros que enfocam as diferentes visões do corpo na arte contemporânea brasileira. As mais variadas vertentes artísticas têm expressão na mostra: artes visuais, cênicas, recital de poesia, cinema, palestras com especialistas, performances, etc. O corpo surge sob as mais diversas formas: corpo-espetáculo, corpo-fragmento, alvo da superexposição e do julgamento, o corpo-marca, que vende e se deixa objetificar.
A mostra traz uma seleção de 114 obras, 55 vídeos, registros fotográficos de 35 projetos históricos e cinco performances. Dentre os 80 artistas participantes estão Antonio Dias, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Ernesto Neto, Lygia Pape, Márcia X, Rosãngela Rennó, Tunga, Waldemar Cordeiro e Wesley Duke Lee. Segundo os curadores, Fernando Cocchiarale e Viviane Matesco: "A compreensão teórica e prática do papel do corpo na arte passou por uma revolução radical em relação àquela do passado idealizado da arte clássica e da licença formal com que foi tratado no modernismo. Na década de 60, o corpo assume papéis e configurações diferentes com a introdução do happening e o desenvolvimento de modelos participativos que integram o público em experiências sensoriais. Nos anos 70 o corpo passa pela contracultura e o clima de protesto político. Chega às gerações 80 e 90 marcado pelas novas tecnologias e pelo retorno ao objeto"
Para quem possui uma base teórica que fundamenta a análise das obras, como por exemplo, as teses de Baudrillard, Lyotard, Louise Bourgeois e Bataille e, principalmente, o Eu-pele, de Didier Anzieu (cujo livro recomendo enfaticamente a leitura) a exposição se torna mais apaixonante ainda.
Eu não assisti nenhuma das performances, porque, no dia de minha visita não havia programação desse tipo agendada; a próxima performance vai acontecer no dia 9 de abril, a partir das 16h, quando o artista José Eduardo Garcia de Moraes (DF) fará uma performance sem título, criada em 2004. São utilizadas duas geladeiras e alguns produtos vendidos em supermercados, como iogurte, água mineral, garrafas de refrigerantes, isotônicos. O artista retira um a um os produtos das geladeiras e os atira ao alto. Quando eles caem no chão, estouram, formando um desenho.
Dia 16/04, a partir das 16h, Michel Groisman (RJ) apresenta Sirva-se, 2004. No trabalho participativo, o público é convidado a realizar uma experiência lúdica de investigação do próprio corpo utilizando um conjunto de copos, desenvolvido pelo artista e adaptável às diferentes partes do corpo. Cada participante recebe um conjunto de copos e é orientado a posicioná-los em partes específicas do corpo. Em seguida, coloca água em um dos copos e inicia sua investigação dos movimentos necessários para passar o líquido de um copo ao outro. Ao experimentar as possibilidades de passar a água por todos os copos, o participante descobre o circuito da água. Trata-se, portanto, de um enigma corporal: guiado pela fluidez da água, cada um desvenda os caminhos do seu próprio corpo. A performance se estende por até 3 horas.

Nesse contexto todo, tenho apenas uma crítica: a ausência (que é quase uma presença) de Nazareth Pacheco, cuja obra, segundo Mirian Schanaiderman é experenciada no corpo dos seus leitores: "somos tomados pela vertigem de um mundo que nos estraçalha, esparramando vísceras em orgasmos bizarros entre a dor e o êxtase."


Visitação: 30/03 a 29/05 de maio, terça a sexta, das 10 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 19h. (entrada franca)

Visitas monitoradas: agendamento para grupos pelo telefone (11) 2168-1876 e informações na recepção.
Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149; (11) 2168-1776/1777; www.itaucultural.org.br; atendimento@itaucultural.org.br

imagem: obra de Ana Miguel

2 comentários:

Eliana Mora disse...

Uma beleza!
Vou mandar para amigas/os de SP

Beso e obrigada, amiga San
El

Sandra Baldessin disse...

realmente, amiga, é imperdível. eu pretendo voltar a apreciar no final do mês, porque não deu tempo de ver tudo.
besito